Chamada para o Dossiê: Epistemologias, histórias e políticas dos corpos

A Revista Peri (Qualis B2), vinculada ao Programa de Pós-graduação de Filosofia da UFSC, está com chamadas abertas para o Dossiê: Epistemologias, histórias e políticas dos corpos cuja previsão de publicação é Dezembro de 2021. Portanto, é com satisfação que o corpo editorial da revista, em conjunto com nossas editoras convidadas, Janyne Sattler (UFSC) e Ilze Zirbel (UFSC), convidam pesquisador@s em geral a submeterem seus artigos até 30 de setembro de 2021. 

O dossiê toma como ponto de partida o pensamento de Silvia Federici, desenvolvido em especial no livro Calibã e a Bruxa: Mulheres, Corpo e Acumulação Primitiva. O estudo desta obra, em seus desdobramentos teóricos complexos e metodologicamente plurais, nos permite uma abordagem inter e transdisciplinar que será levada a cabo com a consideração de textos que estejam no campo das humanidades - filosofia, história, antropologia e sociologia, por exemplo - e que abarquem algumas das temáticas axiais à análise do processo de produção e de reprodução da lógica e da política capitalista. Neste sentido, a exploração escravagista, as incursões colonizadoras, a questão da reprodução social e a caça às bruxas (de sua gênese aos refinados procedimentos inquisitoriais tardios) constituem facetas de um mesmo processo de acumulação que reverbera hoje na globalização com sua nova roupagem neoliberal, mas sempre ainda colonialista.

Além de recebermos textos que gravitem em torno do eixo temático desenvolvido por Silvia Federici, serão bem-vindos artigos sobre outras autoras que estejam em diálogo com o nosso referencial, sobretudo textos que tenham como foco o Sul Global, especialmente latino-americano - o nosso próprio lócus de entendimento e vivência periférica relativamente à centralidade branca europeia. Portanto, julgamos não só relevante, mas também necessário estabelecer conexões com autoras latino-americanas e brasileiras tais como Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Beatriz Nascimento e Margareth Rago, dentre outras.

Dessa forma, pretendemos que o Dossiê: Epistemologias, histórias e políticas dos corpos traga contribuições que contemplem áreas diversas de investigação filosófico-históricas, com reflexões oriundas da epistemologia (feminista e do Sul, por exemplo), filosofia política, ética e história, e a partir de diferentes perspectivas acerca das relações de opressão, dominação e exclusão de gênero, de raça e de classe.

Diretrizes para submissão

Serão aceitos artigos cuj@s autor@s façam parte de algum programa de pós-graduação ou já tenham concluído o mestrado ou o doutorado. Também serão aceitos artigos com mais de um autor ou autora, com a exigência de que um/a del@s esteja em um programa de pós-graduação ou tenha concluído o mestrado ou o doutorado.

A contribuição deve ser original e inédita, e não pode estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Além disso, os manuscritos devem obedecer às diretrizes para autor@s disponíveis em nosso site, link abaixo:

<https://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri/about/submissions#authorGuidelines>